
Em 18 de janeiro de 1925, foi plantada na cidade de São João de Meriti, a Primeira Igreja Batista. Desde que aqui chegou, tem se empenhado na propagação do evangelho de Cristo, destarte os diversos nomes que já teve, tais como: Igreja Batista de Vila Meriti, Igreja Batista Betel, Igreja Batista de São João de Meriti, Igreja Batista Central de São João de Meriti e Primeira Igreja Batista em São João de Meriti.
A igreja se notabiliza não só por sua firmeza doutrinária, mas por seus longos períodos ministeriais. Vejamos os pastores que por ela passaram: Salomão Ginsburg, que exerceu o pastorado em 1925 e, logo após, seguiu sua missão, passando o pastorado para Ernest Jackson, em 1926, o qual faleceu em um naufrágio quando viajava em férias para os Estados Unidos. Joaquim Rosa pastoreou de 1928 a 1957; Walter Santos pastoreou de 1957 a 1988; e José Maria de Souza pastoreou de 1988 a 2008. Durante o último período de sucessão pastoral, ou seja, dezembro de 2008 a fevereiro de 2010, o Pr. Eli da Silva Laeber atuou como Vice-Presidente em exercício. No dia 27 de fevereiro de 2010, tomou posse o atual Pastor: Claudio José Farias de Souza. Ressaltamos que todos eles com ministérios prósperos e abençoados.
Sendo igreja-mãe, a PIBSJM organizou diversas igrejas, dentre elas: PIB Belford Roxo, em 1938; PIB de Acari, em 1938; PIB de Nilópolis, em 1939; PIB da Pavuna, em 1947; PIB de Vilar dos Teles, em 1952; IB de Teles de Menezes, em 1954; IB de Fonte Carioca, em 1958; SIB de São João de Meriti, em 1976; PIB do Grande Rio, em 1982; TIB da Pavuna, em 1993; PIB de Vila Humaitá, em 1995; IB da Lagoinha em Nova Iguaçu, em 2008; e IB em Chácara/MG, e Igreja Batista Sertaneja e Igreja Batista do Sertão, em Carnaíba do Sertão – Juazeiro/BA, em 2024, que organizaram outras. A igreja colabora com a denominação não só financeiramente, mas também na formação de diversos obreiros e consagrando vários pastores.
No cumprimento do IDE de Jesus, além das ofertas de Missões Mundiais, Nacionais e Estaduais, atualmente a PIBSJM participa diretamente no sustento de 10 projetos e 24 missionários, atuando no Brasil e em alguns países. A igreja precisa impactar as pessoas ao seu redor e, para isso, a visão missionária deve ser pautada na Palavra de Deus e na
vivência de seus ensinamentos.
Vários foram os passos dados para a melhoria do patrimônio, dentre eles: reforma interna do santuário, aquisição de equipamentos, modernização acústica, climatização do templo e construção da nova fachada e modernização dos veículos da igreja. Nas dependências, houve a modernização do gabinete pastoral, da secretaria, da recepção, da enfermaria, reforma das salas e refeitório dos ministérios, apartamento pastoral, alojamentos ministeriais e espaço de convivência dos funcionários, climatização das salas do Prédio de Educação Religiosa e instalação do elevador. Inauguramos, em 2020, o Estúdio Davi Spíndola, o telão de led e a iluminação cênica para o templo; em 27 de março de 2021, o Salão Nobre Diácono Ely Vicente Figueiredo, onde antes era a quadra. Em 2022, concluímos a reforma e modernização de todo o telhado do nosso santuário, reformamos e modernizamos o terceiro andar do prédio de educação religiosa, cujo o espaço denominamos Espaço Multiúso Diaconisa Marilda da Silva Gonçalves, e houve a revitalização do setor administrativo, que foi denominado Setor Administrativo Diácono Elieser da Silveira Domingos. Em 2023 finalizamos a obra de revitalização do segundo andar do prédio de educação religiosa, um espaço especialmente destinado à educação infantil e de adolescentes que ganhou o nome de Espaço Multiúso Diaconisa Anna Penina de Oliveira da Silva. Revitalizamos o 1º andar e inauguramos o Auditório Zeny Santos. Também implementamos o sistema de energia solar. Rumo ao centenário, estamos revitalizando e modernizando o térreo e o pátio da igreja.
Incontáveis são as bênçãos recebidas durante os 99 anos de existência da Primeira Igreja Batista em São João de Meriti! As lutas são muitas, mas a igreja se mantém fiel às promessas de Deus.
*Atualizado em abril/2024